((NOSSA VISÃO))

O Ponto Jovem é um grupo de Jovens com um propósito em comum, buscando a verdadeira fé não religiosa, reconstruindo conceitos e valores de espiritualidade em meio cultural e social.

ARQUIVO DO BLOG

sábado, 7 de agosto de 2010

Diga não ao Bullying!

Carlos Antonio Santos
Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. É uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.
O bullying pode ser direto ou indireto. O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem espalhar comentários; recusa em se socializar com a vítima ou intimidação
Mas o que a palavra de Deus fala sobre bullying?
Bom quando penso nesse assunto o verso de Mateus 7:12 logo me vem à mente, que diz: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.". Jesus disse que aquilo que queremos para nós devemos fazer ao próximo. Será que gostaríamos de sermos chamados daquele apelido ou ser alvo daquela brincadeira? É preciso se colocar no lugar de quem sofre esses abusos e não contribuir com eles. Muitas vezes na escola ou no trabalho somos um pouco "coagidos" a fazer parte dessas brincadeiras sem graça ou de comentários maldosos somente para nos sentirmos parte da galera "legal". E esquecemos que como cristãos, devemos amar a todos como Jesus nos ensinou em João 15.12: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.". Não se deixe influenciar, mas exerça influência onde você está inserido, você é luz e sal neste mundo mau.
E se você que está lendo sofre com esse problema, quero te dizer que és muito precioso para o Senhor. Em Salmos 139.14 diz fomos criados de uma forma especial pelo próprio Deus: "Eu te louvarei, porque de um modo tremendo, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem". Não deixe ninguém lhe convencer do contrário, nem deixe o diabo derrubar sua alto-estima.
Eu sei muito bem como é ser atormentado por bullying, pois sofri por toda a minha infância e adolescência brincadeiras maldosas sobre minha orientação sexual. Sempre que era motivos de piadas na escola e me sentia constrangido e deprimido porque não entendia a razão daquelas brincadeiras. Isso se tornou tão grave que eu tinha vergonha de me expressar em frente das pessoas, procurava me esconder o máximo possível. Mas quando conheci o Senhor, comecei a pedir que Ele me ajudasse com esse problema. E Deus fez uma mudança radical em mim, ele tratou principalmente na minha auto-estima. Hoje quando me vejo fazendo o que eu amo fazer (ministrar o louvor na igreja, estar em frente de várias pessoas numa sala de aula), louvo a Deus por que ele me livrou dos meus medos (Veja Salmo 34.4). Coloque nas mãos do Senhor essa situação e ele te ajudará como fez comigo.
Diga não ao bullying! Ame a Deus, ame o próximo e ame a você mesmo.
Deus Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário